English versionSeahorses
Version françaiseHippocampes
Versión EspagñolaCaballitos de mar
Deutsche versionSeepferdchen
Verzione ItalianoCavallucci Marini
Nederlandse verzieZeepaardjes
Versão portuguesaCavalos marinhos

sound

Cavalos marinhos

Encontrará neste sumário mais ou menos o que deve-se saber para uma manutenção correcta dos cavalos marinhos em aquário e para os experientes sobre a criação dos cavalos marinhos recém-nascidos.

Página principal
O aquário
A manutenção
A criação
Plâncton
As doenças
Espécies
Áqua doce
Vídeos
Galeria
Protecção
Comércios/Livros
Links
©  foto 01 Cavalos marinhos ©  foto 03 Cavalo marinho ©  foto 04 Cavalos marinhos ©  foto 05 Cavalos marinhos © foto  46 Cavalos marinhos

Prefácio

Quantas vezes eu li ou ouvi, os cavalos marinhos em aquário, a criação.... efectivamente é dificil mas não impossivel se você é meticuloso e possui uma boa dose de coragem e de tempo disponivél !

Como nunca tive um aquário de água doce ou de água salgada, senão um que tive com peixes vermelhos quando pequenina, eu necessitei aprender a grande velocidade uma vez que me aventurei nesta grande aprendizagem complexa que é o comportamento de um aquário marinho.

E deplorável não encontrar no mercado quase nenhuma obra ou texto consagrado exclusivamente aos cavalos marinhos. Os numerosos livros ou revistas disponíveis tratando da aquariofilia não abordam infelizmente que muito sucintamente e vagamente o assunto (alguns livros aconselhados aqui sobre os cavalos marinhos).

Este escrito surge de uma experiência pessoal semeado às vezes de obstáculos, falta de literatura e de conhecimentos dos meios especializados ou mesmo de pareceres que divergem. No domínio muito vasto que é a aquariofilia , não existe nenhuma regra preestabelecida, se é apenas em forjando que se torna ferreiro !

Um grande obrigado a todas as pessoas que me facultaram os seus conselhos e que sempre me ajudaram com a sua gentileza e muita paciência. Possa a consulta deste sitio ajudá-los a melhor conhecer os cavalos marinhos e fazer-vos compartilhar um pouco da minha pai ão por este animal extraordinário e fascinante que é o cavalo do mar.

© foto 06<br>Cavalo marinho

Desde a noite dos tempos, o homem parece estar intrigado com este estranho animal. Infelizmente algumas pessoas não aprenderam a lição. Como outras espécies o cavalo marinho está ameaçado. De certeza que não é o aquarófilo que o põe em perigo de vida, mas sim os massacres continuos perpetuados por certes paises com finalidade touristica, para pós medicinais diversos, etc. Varias toneladas são pescadas só para este efeito. Falando do aquarófilo, só se pode é encouragar para a procriação do fruto dos amores en cativeiro. Com efeito, têm que se saber que para as espécies exportadas, só 1 a 3 chega viva ao comerciante, mas em que condições fisicas. Nos nossos dias os métodos de pesca e de transporte de alguns paises são ainda hoje de natureza duvidosa, submeter os hipocampos a um desconforto, um stress intenso e prolongado, seja pela intoxicação mais ou menos forte a eventuais produtos utilisados, à poluição rapida da água, a uma falta de luminosidade e oxigénio, assim como uma sub-alimentação.

Por outro lado, nada nos garante que os sobreviventes se encontrem de boa saúde, tanto quanto se sabe a maior parte do tempo encontram-se frágeis, e terão de fazer face a tratamentos médicos nas diferentes étapas da sua caminhada. Nao é raro que um animal aparentemente restabelecido e em excelentes condições gerais, possa apresentar problemas durante, ou pouco tempo depois da sua adaptação em casa do aquarófilo, virem a desaparecer, contra todas as precauções e sem que qualquer explicação possa ser encontrada. A mudança do meio e o último stress podem não ser a causa principal.

Algumas pessoas pensarão que isto possa ser uma gota de água num vasto oceano e elas têem razão. Não se pode incriminar o aquarófilo dos males da terra, porque aquele que se respeita ama os seus animais e põe em obra todo um principio, afim que os seus hospedes sejam felizes. Outros dirão com certeza que a vida não é perpetuada. Eles têem razão, mas não é por causa de alguns não o desejarem, que toda a gente está incluida no mesmo lote. Por outro lado, os esforços efectuados afim de manter os animais em cativeiro serão recompensados. Os hospedes ficarão muito mais robustos e à vontade nos seus récipientes. Os abusos não diminuirão com certeza de maneira significativa, mas isto já é um primeiro passo. Vocês podem, se o desejarem fazer, uma Doação para contribuír preservação dos cavalos marinhos selvagens em todo o mundo.

Parece que recentemente os cavalos marinhos estão proibidos para importação em alguns países.

Todos os animais da nossa era merecem o maior respeito, eles estão aqui para alguma coisa. As crianças do futuro não terão a tristeza de não os poder imaginar.

O hipocampo uma paixão mais que um simples hobby !

© foto 25 Cavalo marinho

Como nos sugerem estas páginas manter ou criar cavalos marinhos é uma decisão que têm que ser bem ponderada. Uma grande motivação e um investimento pessoal são necessários. Não se trata somente de observar ou satisfazer a sua própria curiosidade. A manutenção de tais aquários não deverá ser confiada a crianças. As necessidades dos cavalos do mar devem ser sempre satisfeitas, sem as quais estes virão a sofrer mais cedo ou mais tarde verdadeiros prejuízos, infelizmente muitas vezes irreversíveis.

Para um principiante uma parte da caminhada terá que ser feita, até mesmo para os experientes em água do mar que, por vezes não são suficientemente desconfiados, quer pela sua longa experiência com outras espécies marinhas quer em aquariofilia de água doce.


Como para qualquer outro animal, podem ocorrer problemas durante os períodos de férias. O aquário marinho ainda mais que qualquer outro não escapa a esta regra. Só se faça substituir por pessoas de confiança suficientemente informadas quanto aos conhecimentos básicos da aquariofilia marinha e às doses diárias de alimento. Qualquer pessoa neófito, por muito boa intenção que possa ter terá tendência a nutrir em demasia e entrará em pânico ao menor problema.

  • Os animais não estão doentes, os aquários sim !

Obrigado e boa visita !



Página principal O aquário A manutenção A criação Plâncton As doenças Espécies Água doce Vídeos Galeria Protecção Comércios/Livros Links

* Tradução portuguesa por Silvia

Copyright © 1999-2015   Beatrice - Switzerland   Todos os direitos reservados. Email Disclaimer
QUALQUER CÓPIA TOTAL OU PARCIAL DE ESTE SÍTIO É SUSCEPTÍVEL DE CONTINUAÇÕES JUDICIAIS
compteurs